O Formulário de Referência (FRE) é um documento essencial para a transparência e a governança das companhias abertas, consolidando informações importantes para reguladores, investidores e demais stakeholders. Este curso abordará tanto os fundamentos do FRE como as atualizações mais recentes, incluindo as novidades do Ofício Circular Anual SEP 2025. Também discutirá o histórico de fiscalização da CVM e da B3. Ao final, exploraremos o Informe CBGC para explicar estrutura, objetivos e alinhamento às boas práticas de governança corporativa.


Curso 100% online (via plataforma Zoom).

PROFESSORES

Bruna Bellotto

Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP), atua assessorando companhias abertas em questões societárias, governança corporativa, reorganizações societárias e M&A, além de representar acionistas, administradores e companhias perante a CVM e o CRSFN no Stocche Forbes Advogados.

Daphne Minerbo

Pós-graduada em Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atua assessorando investimentos privados, M&A, joint ventures e reestruturações societárias junto a empresas estrangeiras e fundos de private equity no Stocche Forbes Advogados.

Diego Henrique Paixão Vieira

Atua atendendo companhias abertas em políticas e estruturas de governança, estruturação de ofertas públicas, reorganizações societárias e estratégias de defesa em procedimentos administrativos na CVM e na B3 no Stocche Forbes Advogados, tendo atuado como assessor da Presidência da CVM.

PROGRAMAÇÃO

1º Módulo / 5 de maio

Formulário de Referência e suas Aplicações

O módulo analisará:

  • Introdução

 Definição

 Relevância

 Objetivos

  • Prazo de apresentação

 Diferenças entre atualizações anuais e pontuais.

  • Quem participa da elaboração

 Áreas envolvidas

 Importância da integração entre departamentos

  • Fluxo de trabalho

 Passo a passo para a coleta, revisão e consolidação das informações

 Melhores práticas para garantir precisão e conformidade

  • Requisitos de Conteúdo e Forma

 Conteúdo e estrutura

 Data-base das informações

 Visão geral

2º Módulo / 6 de maio

Preenchimento das Seções: pontos de atenção

O módulo analisará:

  • Visão Geral

 Principais pontos de atenção

  • Fatores de Risco

 Metodologias para análise de relevância

 Abordagem de novos riscos, como os relacionados a ASG e mudanças climáticas

  • Processos e contingências

 Critérios de relevância e atualização

  • Transações com partes relacionadas

 Requisitos para divulgação

 Principais desafios

 Como garantir a transparência e evitar conflitos de interesse

3º Módulo / 7 de maio

Aspectos ASG e Relatório de Sustentabilidade

O módulo analisará:

  • ASG e diversidade

 Informações socioambientais

 Aspectos de diversidade da administração e colaboradores

 Anexo ASG do Regulamento de Emissores

  • Relatório de Sustentabilidade: Resolução CVM 193

4º Módulo / 8 de maio

Tendências do Formulário de Referência, Informe de Governança e Outras Divulgações Relevantes

O módulo analisará:

  • Pontos de atenção para 2025: Supervisão do FRE e novas orientações da CVM
  • CBGC e Informe de Governança

 Objetivos e importância do informe para a governança corporativa

 Preenchimento do CBGC

 Futuro do Informe e possíveis novidades regulatórias

  • FÁCIL: possível flexibilização de divulgações para companhias de menor porte

INVESTIMENTO


Inscrições realizadas e pagas até 14/04:

R$ 700,00 - associados ABRASCA

R$ 850,00 - associados Amec, Anbima, Ancord, Apimec Brasil, Corecon SP e Ibrademp

R$ 1.000,00 - demais interessados


......................


Inscrições realizadas e pagas até 21/04:

R$ 850,00 - associados ABRASCA

R$ 1.000,00 - associados Amec, Anbima, Ancord, Apimec Brasil, Corecon SP e Ibrademp

R$ 1.150,00 - demais interessados


......................


Inscrições realizadas e pagas a partir de 22/04:

R$ 1.000,00 - associados ABRASCA

R$ 1.150,00 - associados Amec, Anbima, Ancord, Apimec Brasil, Corecon SP e Ibrademp

R$ 1.300,00 - demais interessados


......................


Condições especiais para inscrições conjuntas de grupos de uma mesma instituição:

3 a 4 inscritos - 10% de desconto

5 a 6 inscritos - 15% de desconto

7 ou mais inscritos - 20% de desconto

INSCREVA-SE!



Conheça a EPC Abrasca In Company!

Realizamos treinamentos personalizados com foco total na capacitação do colaborador da sua companhia. Entre em contato conosco!

Mais informações:
Tel.: (11) 3107-5557 / 98749-1773
ou pelo e-mail nilsonjunior@abrasca.org.br


www.abrasca.org.br