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Regulação de Inteligência Artificial no Brasil: o que isso impacta nas cias e no seu trabalho
12 de janeiro, das 10h30 às 12h, via Zoom.
O uso de técnicas de Inteligência Artificial está crescendo em todos os setores da economia, para organizar milhares de dados, entender padrões e gerar insights para melhorar resultados e mitigar riscos. Isso está impulsionando novos modelos de negócios, produtos e serviços, e novas formas de relacionamento entras as empresas e seus clientes.
Ao mesmo tempo em que acontece essa transformação digital, também crescem os desafios para regular o uso dessa tecnologia, principalmente em relação às decisões automatizadas, diante dos riscos de recomendações indesejadas ou para evitar vieses discriminatórios.
Como se beneficiar dessas soluções e mitigar os riscos reputacionais e de responsabilidade das companhias? Como criar uma governança e processos adequados para esses projetos, que integrem essas novas discussões éticas e jurídicas em um ambiente multidisciplinar? Como gerar transparência e explicabilidade, diante do impacto que essas soluções poder ter na vida da sociedade?
Vamos discutir o Relatório Final da Comissão de Juristas do Senado que trabalhou na proposta de aprimoramento do texto da PL 20/21, que já tramitou na Câmara dos Deputados e como isso vai impactar as companhias e a nossa forma de trabalhar.
Debatedores:
Alexandre Zavaglia
Advogado, um dos pioneiros no uso de técnicas de ciência de dados e inteligência artificial na área do Direito, assim como de projetos de ethics by design. Mestre em Direito e Doutorando em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pelo TIDD-PUCSP. Pós-graduado em Direito Digital pela FGV-SP. Coordenador Executivo do grupo de pesquisa de Governança de Dados e Regulação de IA do CEPI – FGV Direito SP, liderando a pesquisa sobre Framework de Comitês de Ética para projetos de Inteligência Artificial. Presidente da Comissão de Direito, Inovação e Tecnologia do IASP.
Foi membro do GT do Conselho Nacional de Justiça - CNJ para aplicação da LGPD nos Tribunais e do GT de apoio do setor privado para o desenvolvimento da Plataforma Digital do Poder Judiciário. Membro do Board do Capital Market Lab da Abrasca – Associação Brasileiras das Companhias Abertas. Diretor da Legal&Tech Design, consultor e advisor de diversas Startups na área do Direito e Tecnologia, com foco em projetos de uso e análise de dados, por meio de soluções de automação e inteligência artificial. Professor convidado da Pós-graduação em Inteligência Artificial da Universidade de Lisboa e de diversas instituições de ensino e autor de livros e textos sobre as relações entre Direito e Tecnologia.
Dora Kaufman
Consultora especialista tem como missão inserir a IA nos temas críticos à sociedade brasileira. É professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TIDD PUC SP), com pesquisas sobre os impactos éticos e sociais da IA. Economista pela PUC RJ, após mais de 30 anos atuando no mercado de trabalho retornou à universidade para enfim realizar sua vocação, produção de conhecimento. Doutora em mídias digitais pela ECA-USP com estágio sanduíche na Université Paris Sorbonne IV possui dois pós-doutorados, na COPPE-UFRJ e no TIDD-PUC SP. Com uma visão multidisciplinar, dedica-se aos efeitos da IA na economia, na comunicação e sociabilidade, no trabalho, na educação, e nos desafios regulatórios.
São temas abordados em sua coluna IA Agora? na Época Negócios, publicações acadêmicas e não-acadêmicas, consultorias, cursos e palestras. Autora de vários livros e capítulos de livros, entre eles “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?” (2019) e “Desmistificando a Inteligência Artificial” (2022). Professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP. Pesquisadora visitante no Computer Science Department, NYU, e no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society, Berlim. Coautora do livro "Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil” e autora dos livros “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais”, “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?” e “Desmistificando a Inteligência Artificial”. Colunista da Época.
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