Curso 100% online, ao vivo e participativo (via plataforma Zoom)


O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED já foi comparado a um “ERP fiscal” ou a “Big Brother fiscal” ou, ainda, a “Blockchain fiscal”, dados o volume de informação, a integração com as diversas áreas da empresa e a capacidade de processamento e de rastreabilidade dessas informações. Relacionado à apuração, ao controle e à divulgação dos tributos, nas três esferas (federal, estadual e municipal), o SPED é o principal instrumento de operacionalização da legislação tributária; serve, inclusive, para previamente “solucionar” algumas dúvidas dos contribuintes. Assim, fica demonstrada a relevância de conhecer o SPED.


Considerando esse contexto, este curso pretende apresentar as noções gerais do SPED, além de avaliar as informações do SPED Contábil e do SPED Fiscal e a interrelação entre elas, discutindo os principais aspectos de segurança relacionados às informações do SPED. Nos encontros haverá exposição de conteúdo e debates junto aos participantes, de forma que a qualidade de sua opinião crítica e a construção de uma evolução na linha de raciocínio acerca do conteúdo do exercício serão essenciais para o sucesso dos encontros.

PROFESSOR

Edison Carlos Fernandes

Advogado, Doutor em Direito pela PUC/SP, professor do Departamento de Contabilidade da FEA-USP (especialmente da disciplina Sistemas de Informações Contábeis) e da FGV Direito SP (disciplina Direito e Contabilidade), coordenador do Grupo de Estudos em Direito e Contabilidade (GEDEC) e membro da Comissão de Auditoria e Normas Contábeis (CANC) da Abrasca.

PROGRAMAÇÃO

1º MÓDULO

Noções gerais sobre o SPED

O módulo analisa:

  • Natureza e obrigatoriedade do SPED
  • Elementos e abrangência do SPED

2º MÓDULO

SPED Contábil

O módulo analisa:

  • Integração com IFRS
  • Escrituração Contábil Digital – ECD

3º MÓDULO

SPED Fiscal

O módulo analisa:

  • Apuração e controle dos tributos
  • Rastreabilidade das informações

4º MÓDULO

Segurança das informações eletrônicas

O módulo analisa:

  • Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD
  • Aspectos de segurança cibernética
Avise-me sobre novas turmas


........................................................................................

Apoio Institucional

Conheça a EPC Abrasca In Company!

Realizamos treinamentos personalizados com foco total na capacitação do colaborador da sua companhia. Entre em contato conosco!

Mais informações:
Tel.: (11) 3107-5557 / 98749-1773
ou pelo e-mail nilsonjunior@abrasca.org.br


www.abrasca.org.br