Curso 100% online, ao vivo e participativo (via plataforma Zoom)


O instituto da arbitragem se desenvolveu no Brasil a partir da edição da Lei no 9.307/1996 e da decisão do STF, que a considerou constitucional, em 2001. Em um momento em que ainda não existiam as varas e câmaras especializadas, foi no âmbito do Direito Societário que a arbitragem teve sua maior expansão.


A alteração da Lei das S.A. em 2001, na sequência da criação do Novo Mercado (e dos demais segmentos de listagem) pela B3 (então BOVESPA), trouxe à tona interessantes e importantes discussões sobre a vinculação à cláusula compromissória inserida nos estatutos sociais.


Em meio a essas discussões, a arbitragem societária (interna e externa corporis) se sofisticou e teve sua utilização ampliada.


A alteração da Lei de Arbitragem, em 2015, encerrou algumas polêmicas e deu espaço a novas, à medida que mais companhias abertas viram seus investidores iniciarem procedimentos arbitrais contra elas.


Nessa linha, o presente curso busca examinar a evolução do ambiente legislativo no que diz respeito à arbitragem societária no país, assim como sua evolução prática, sempre a partir da análise de casos e de reflexões sobre outras questões atuais atinentes à matéria.

PROFESSORES

Alice Franco

Sócia do Ferro, Castro Neves, Daltro e Gomide Advogados, é mestre em Direito pela Harvard Law School (EUA) e membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade e Comissão de Arbitragem da OAB/RJ, tendo atuado no escritório Debevoise & Plimpton (EUA) e como assistente de pesquisa do Professor Duncan Kennedy na Harvard Law School (EUA).

Ana Carolina Weber

Sócia do Eizirik Advogados, é mestre em Direito Internacional pela UERJ e doutora em Direito Comercial pela USP, foi pesquisadora visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Georgetown (EUA).

Arthur Parente

Sócio do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, tem LL.M. em Direito pela Columbia Law School (EUA). Atuou nos escritórios Freshfields Bruckhaus Deringer (França) e Boies Schiller Flexner (EUA).

Caio Machado Filho

Sócio do Chediak Advogados, é mestre em Direito Comercial pela USP, além de professor de Negociação, Mediação e Arbitragem, bem como de Recuperação de Empresas e Falências na PUC/Rio.

Grasiela Cerbino

Diretora Jurídica da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, é doutoranda em Direito Comercial Comparado pela Università La Sapienza (Itália) e Secretária Geral da Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM).

Isabel Cantidiano

Sócia do Cantidiano Advogados e Diretora do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), tem LL.M. em Direito Comercial pela University of Cambridge (UK), especialização em Arbitragem, Mediação e Negociação e também em Direito Civil pela FGV/Rio, além de pós-graduação em Arbitragem pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Gustavo Gonzalez

Advogado e doutorando em Direito Comercial pela USP, é ex-Diretor da CVM e tem LL.M. em Direito pela Columbia Law School (EUA) e MBA em Finanças pelo IBMEC.

Maria Lucia Cantidiano

Sócia do Cantidiano Advogados, tem especialização em mercado de capitais pela New York Stock Exchange (ações) e pela Chicago Mercantile Exchange (derivativos).

Pablo Renteria

Sócio do Renteria Advogados, é mestre e doutor em Direito Civil pela UERJ e "Maîtrise" em Direito Internacional pela Universidade Paris II - Panthéon-Assas (França), além de ex-Diretor da CVM e professor de Direito na PUC/Rio.

PROGRAMAÇÃO

1º MÓDULO

Arbitrabilidade em matéria societária

Profs. Isabel Cantidiano e Caio Machado Filho

O módulo analisa:

  • A evolução legislativa no que diz respeito à arbitragem societária.
  • A arbitrabilidade objetiva e subjetiva dos conflitos societários.

2º MÓDULO

Conflitos em arbitragem societária

Profs. Alice Franco e Arthur Parente

O módulo analisa:

  • A extensão objetiva e subjetiva de cláusula arbitral em matéria societária.
  • Disputas envolvendo contratos de M&A.

3º MÓDULO

Aspectos polêmicos

Profªs Grasiela Cerbino, Ana Carolina Weber e Maria Lucia Cantidiano

O módulo analisa:

  • As chamadas “arbitragens coletivas”.
  • Questões arbitrais controversas.

4º MÓDULO

Arbitragem e mercado de capitais

Profs. Pablo Renteria e Gustavo Gonzalez

O módulo analisa:

  • A confidencialidade nas arbitragens societárias.
  • O Grupo de Trabalho da OCDE e a Audiência Pública 01/2021.

METODOLOGIA


Durante as aulas há exposição teórica, acompanhada de discussões e reflexões pelos alunos, bem como debates sobre casos concretos previamente indicados para leituras.

Avise-me sobre novas turmas


........................................................................................

Apoio Institucional

Conheça a EPC Abrasca In Company!

Realizamos treinamentos personalizados com foco total na capacitação do colaborador da sua companhia. Entre em contato conosco!

Mais informações:
Tel.: (11) 3107-5557 / 98749-1773
ou pelo e-mail nilsonjunior@abrasca.org.br


www.abrasca.org.br